segunda-feira, 17 de maio de 2010

Maturidade


Há muito tempo quis escrever algo sobre maturidade, mas sempre me faltavam palavras. Acho que pelo fato de não em considerar a mais madura das pessoas às vezes achava que iria me perder em minhas próprias afirmações. Mas enfim, depois de muito pensar achei que poderia falar sobre maturidade; não sobre maturidade alheia ou o que deve ser maturidade para os outros, mas sim, o que é maturidade pra mim.

Sendo assim, ouso dizer que, ser maduro está além de se enquadrar ao sistema que todas as outras pessoas ditas “maduras” estão inseridas.
Ser maduro é poder enxergar os defeitos dos outros e os seus próprios e ter coragem de assumir pra você mesmo que sua vida ainda precisa ser corrigida.
Ser maduro é olhar para trás e ver quanta cagada você fez no passado e não ficar se lamentando pelos erros cometidos, mas tentar fazer algo para não cometê-los novamente. E, se mesmo assim você ainda os cometer, ter a dignidade de assumir estar errado.
Ser maduro é saber que amor pode não ter nada haver com sexo e que sexo pode não ter nada haver com amor; ou que simplesmente as duas coisas se completam e podem não existir separadamente (a depender da pessoa que está com você).

Ser maduro é ouvir o que um velho tem a dizer e não achar que aquilo é só falatório desnecessário mas que naquelas palavras estão contidas lições de sabedoria implícita.
Maturidade é saber que Fé não tem nada haver com religião e que religião pode ter muito de Fé.
Maturidade é conviver com pessoas que você não suporta e não partir a cabeça delas.
Ser maduro é não se moldar visando ser outra pessoa, é buscar o você real e externar sem querer agredir as outras pessoas.
Ser maduro é chamar a atenção sem roubá-la exclusivamente para si.
Maturidade é poder respeitar as preferências sexuais alheias mesmo que para você elas pareçam abomináveis.
Ser maduro é saber que seus pais vão se preocupar sempre com você, mesmo que você tenha 40 anos de idade e não achar que isso é tolice deles.
Maturidade é saber que aparelhos criados para sua segurança realmente são para sua segurança!
Ser maduro é saber que podemos nos apaixonar em um dia e ter vários “amores eternos”.
Ser maduro é poder se calar e passar a “ouvir” o que o silêncio tem a dizer.

Ser maduro é saber que brincar não tem nada haver com ser infantil.

Ser maduro é saber que o dinheiro lhe pertecence e que você não pertence ao dinheiro.
Ser maduro é sustentar sua opinião mesmo que todos sejam contrários a ela.
Ser maduro é mudar seus conceitos e quebrar seus paradigmas sem medo de que as pessoas digam que você é volúvel.
Ser maduro é encarar que você começa a morrer a partir do momento em que você nasce e não se desesperar com isso (ainda estou trabalhando esse lado. rs).

Enfim, ser maduro é encarar a vida como uma longa jornada que pode se acabar brevemente ou durar muitos anos, mas o que importa realmente é que você não gastou a dádiva de viver sendo um fantoche de alguém ou um escravo das tendências, mas brigou cada dia para ser você mesmo e ter o direito de amar e odiar intensamente.

Um comentário:

  1. Meu Deus, que texto mais lindo!!! Amei!!!
    Gostei principalmente da parte que diz assim:"Ser maduro é mudar seus conceitos e quebrar seus paradigmas sem medo de que as pessoas digam que você é volúvel.", tudo haver comigo rsrs...

    Beijos...
    Paloma Dias

    ResponderExcluir