segunda-feira, 15 de março de 2010

Afinal, de quem é o Céu?



Todos podem estar pensando que eu vou falar de cristãos e meter o pau nas igrejas. Falar de pedofilia e descer o sarrafo nos padres que foram acusados de pedofilia recentemente e acobertados pelo Vaticano. Mas digo que quem está pensando assim pode ir tirando o jegue da chuva. O buraco vai ser bem mais embaixo! Eu quero falar sobre os cristãos, ou melhor, aqueles que andam por aí batendo palmas e clamando por Deus 24 em sua vida ao mesmo tempo que promovem um linchamento verbal de qualquer outro culto.

Partamos do princípio. Exatamente na sexta-feira (12/03/10) houve um temporal em minha cidade. E nossa! Que temporal! Queda de mais de 30 árvores, granizo, chuva forte, e o mais alarmante: queda de energia! Nossa! Perder um carro devido a queda de uma árvore agente aceita, agora ficar sem energia é algo que apavora! Bom, dessa maneira alguns pontos da cidade ficaram sem energia, e qual foi minha surpresa ao chegar à minha academia de jiu-jitsu e descobrir que a rua toda estava sem luz. Beleza. Sem energia, sem treino. Então, aproveitando o ensejo, eu e mais alguns elementos ficamos jogando conversa fora em frente a academia. Porém, como nada é perfeito, ao lado da minha academia de jiu-jitsu funciona a de musculação, que pertence também ao meu professor de jiu-jitsu. E aí a zorra começou. Papo vai, papo vem, alguns seres da outra academia se juntaram a nós no bate-papo, e a prosa rendia cada vez mais, sempre voltando ao acontecimento bizarro de uma tempestade em pleno Alto Sertão Baiano. Cada um com sua teoria, a conversa rendia de forma agradável. Aí, um jovem rapaz que se diz muito crente afirmou com convicção que aquela chuva era um sinal de Deus, que era uma forma de mostrar ao povo daqui que ainda havia esperanças de chuva para nossa tão desacreditada região. Ótimo, mais uma teoria pra se discutir. Bom, pelo menos assim deveria ser. Como uma coisa sempre chama outra, eu, inocentemente comecei a ouvior em meu celular uma música de Rita Ribeiro. Pra quem não conhece, Rita Ribeiro faz músicas com cantos de candomblé e umbanda. Rapaz, aquilo foi o estopim para começar mais uma discussão estúpida sobre religião e religiosidade. Algumas das barbaridades que eu ouvi e que muitos de nós já devem estar cansados de ouvir: "Esse negócio de Orixá é tudo coisa do capeta!", "O Satanás tá envolvido no meio disso, ele usa esse disfarce pra corromper as pessoas.", "Se macumba fosse boa não se chamava MÁcumba, se chamava BOAcumba!"

É amigos, a lista de besteiras que foram pronunciadas foi grande... Bom, o fim da discussão se deu com uma fuga de canto do mais fervoroso protestante antes de eu começar a falar sobre as religiões afro surgidas no Brasil. Mas enfim, eu me pergunto: o que esses caras tem na cabeça?? Não vou generalizar porque sabemos que gente ruim existe em todo e qualquer lugar, mas chegar ao ponto de abominar nossa própria cultura em detrimento de outra, é FODA!

Por um acaso me respondam caros leitores, é justo que tratemos qualquer outra cultura com inferioridade enquanto supervalorizamos a nossa? É justo atribuir juízo de valor negativo a coisas que nem sequer conhecemos?

Daqui a pouco esses cidadãos vão afirmar que os negros vieram pras Américas porque quiseram. Porque aí dessa forma eles poderiam espalhar a corrupção de satanás no Novo Mundo! Não duvido nada.

O mais engraçado é a total falta de senso crítico desses elementos em afirmar que o que não foi feito por Deus, foi feito pelo Diabo. E o respeito? E o direito de cada um cultuar o deus que lhe cair melhor, na hora que quiser e quando quiser? Parece que na cabecinha dessas criaturas, todo e qualquer direito alheio deixa de existir à partir do momento que você não pensa como eles. Isso é triste porque vemos que indo para onde estamos, o fim do homem está mais próximo do que imaginamos. É verdade pessoal! O fim do homem! Sabemos que conflitos religiosos existem desde que um homem achou que um deus fez uma coisa e outro homem achou que outro deus tinha feito a mesma coisa (quanta redundância!). Só que isso pessoal, é justamente o que eu disse: ANTIGO. Em plena Era da Informação descobrimos o poder milenar das religiões e dos cultos divinos. O homem, ao acreditar em determinada divindade, se coloca no direito e dever de excluir como coisa boa qualquer outra forma de cultuar o divino. Isso começa como crítica, depois como raiva, ódio, intolerância, violência e, por fim, morte (O Oriente Médio que o diga...). Por isso afirmo que o fim do homem está mais próximo do que pensamos. Pensem aí, quanto tempo será que falta para algum pseudo-cristão matar um praticante de alguma religião afro-brasileira?

Parece absurdo? Não creio.

3 comentários:

  1. Religião é algo indiscutível e parece mentira ainda haver preconceito com outras religiões! Surpreendente é ver que a maior parte desse preconceito vem dos 'crentes'! Assunto complexoo .. =/

    ResponderExcluir
  2. Discordo do comentário acima.
    Acredito justamente no inverso.Religião é algo completamente discutível,a maioria das pessoas que ainda não estão preparadas para isso.
    Numa sociedade que respeito,ética,moralidade são coisas quase excluídas do dicionário cotidiano,das vivências interpessoais,as pessoas tendem a reagir mal a qualquer pensamento que seja diferente de suas crenças/opiniões,tornando-se desta forma impossível dialogar construtivamente sobre religião ou qualquer outro assunto mais "buliçoso".

    Quanto ao texto:tá de parabéns graças a Deus,mas o céu é meu!!.
    =D

    ResponderExcluir
  3. Peraí, o céu é MEU! rsrsrs...
    Houve um tempo que eu adorava discutir religião pra afugentar as pessoas inoportunas, entretanto isso cansou. Eu vou gastar saliva pra quê? O povo não consegue raciocinar sozinho? Problema deles que me consideram tudo de ruim por discordar.
    Infelizmente tantos anos de tortura cristã me tornaram uma pessoa preconceituosa (lêia-se burra mesmo,já que preconceito p pra mim é sinônimo de burrice), uma vez que eu não posso ver um crente argumentando que já dá vontade de dar com o pau nele. Vai entender...
    Acho que sou uma vítima.. rs.

    ResponderExcluir